terça-feira, 6 de outubro de 2009

Câncer associado ao excesso de peso

Relação de peso
Agência FAPESPPelo menos 124 mil novos casos de câncer em 2008 na Europa podem ter sido causados pelo excesso de peso, segundo estimativas feitas por uma nova pesquisa. A proporção de casos de novos cânceres atribuíveis a um índice de massa corporal (IMC) de 25 kg/m2 ou mais foi mais alto entre mulheres e em habitantes de países na região central do continente, como República Checa, Letônia, Eslovênia e Bulgária.
“À medida que mais pessoas deixam de fumar e menos mulheres façam a terapia de substituição hormonal, é possível que a obesidade possa se tornar a principal causa de câncer em mulheres na próxima década”, disse o autor principal do estudo, Andrew Renehan, da Universidade de Manchester.
Resultados do trabalho foram apresentados no maior encontro sobre câncer na Europa, que reuniu o 15º Congresso da Organização Europeia do Câncer e o 34º Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica, realizado no fim de setembro em Berlim, na Alemanha.
Renehan e os colegas do Reino Unido, Holanda e Suíça criaram um modelo para estimar a proporção de cânceres que podem ser atribuídos ao peso corporal excessivo em 30 países
europeus.
Usando dados de um número de fontes, entre as quais a Organização Mundial da Saúde e a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, os pesquisadores estimaram que em 2002 (o ano mais recente para o qual há estatísticas confiáveis da incidência de câncer na Europa) houve mais de 70 mil novos casos do câncer atribuíveis ao IMC excessivo de um total de quase 2,2 milhões de novos diagnósticos da doença nos países analisados.

A porcentagem de cânceres relacionados com a obesidade variou largamente entre os países, de 2,1% das mulheres e 2,4% dos homens na Dinamarca a 8,2% e 3,5%, respectivamente, na República Checa. Na Alemanha, os números foram 4,8% (das mulheres) e 3,3% (dos homens), enquanto que no Reino Unido ficaram em 4% e 3,4 %.
Em seguida, os pesquisadores projetaram os números até 2008, considerando o que era conhecido sobre mudanças na distribuição de IMC, o declínio dramático no uso da terapia de substituição hormonal pelas mulheres desde 2002 (após estudos terem indicado sua relação com o aumento no risco de câncer de mama) e o aumento no uso do teste de PSA para câncer de próstata em homens.
O estudo indicou que os números de cânceres que podem ser atribuídos ao peso excessivo aumentaram ano a ano até chegar aos 124.050 em 2008. Dos novos casos de doença, 8,6% em mulheres e 3,2% em homens podem ser atribuídos à obesidade ou sobrepeso.
O maior número de novos casos de doença relacionados ao excesso de peso ficou com o câncer endometrial (33.421), câncer de mama pós-menopausa (27.770) e câncer colorretal (23.730). Os três tipos responderam por 65% de todos os cânceres atribuíveis ao IMC excessivo.

“É importante destacar que não estamos tentando ser sensacionalistas. Essas estimativas são muito conservadoras e é bastante provável que os números sejam, de fato, muito mais altos”, disse Renehan.
Os resultados do trabalho serão publicados em breve pela revista International Journal of Cancer, no artigo Incident cancer burden attributable to excess body mass index in 30 European countries
Esta matéria foi enviada a mim, pela aluna Débora Quintal, do grupo da quinta-feira à noite da Sede de São Paulo, Obrigada.
FALANDO EM SOBREPESO E AS SUAS COMPLICAÇÕES ESTA SEMANA ESTAREI FALANDO SOBRE COMPULSÃO DE COMER , AS COMPULSÕES PASSAM MAS SEMPRE OS KGS A MAIS QUE GANHAMOS COM ELA FICAM E AI PENSAMOS AGORA VOU PEGAR FIRME E EMAGRECER, SÓ QUE NÃO NÓS ANIMAMOS E OS KILINHOS SOMAM COM OS DEMAIS FORMANDO MAIS PESO A SEREM ELIMINADOS.
BEM UMA FORMA DE SE ANIMAR É ENTENDER O QUE ACONTECE QUE ENTRAMOS EM COMPULSÃO E ABRIR MÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONTROLAR,É ISSO QUE VAMOS APRENDER, ENTÃO JÁ DEU PARA PERCEBER QUE A PALESTRA É IMPERDÍVEL, VENHA CONFERIR,
É IMPORTANTE LEMBRAR QUE SE ESTIVER VIAJANDO NO DOMINGO DEVIDO AO FERIADO(TERÁ AULA NORMAL NO DOMINGO) E CASO QUEIRA ASSISTIR O TEMA COMIGO ESTAREI QUARTA E QUINTA NA SEDE AS 19:30 HS.
BJOS AMO VOCÊS
MARCIA ACUNZO

3 comentários:

  1. Essa reportagem é alarmante para quem está com excesso de peso e pelos números que, como o próprio autor diz, é bastante provável que sejam muito maiores!
    Vamos cuidar da saúde, pessoal!
    Vale a pena! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcia.... hoje é minha primeira visita! Amei o video e todo o blog,tudo está muito lindo! Sem dúvida alguma, esta matéria é de suma importância para a compreensão da necessidade de perder...oopsss ...eliminar peso e manter-se magro para sempre. A questão vai além da estética,do sentir-se bem! A"coisa" é mais séria do que se imagina. Não tive tempo de ler as outras matérias, não sei se o assunto já foi abordado, mas vale lembrar de alguns dos tantos outros riscos que a obesidade traz: infarto agudo do miocardio, acidente vascular cerebral, os quais são mais imediatos que o câncer, pode acontecer a qualquer momento.... como médica não pude me calar! Mas existe a luz no fim do túnel: vc sabia que a cada 10% do peso que se ELIMINA vc já está diminuindo aqueles riscos? Pois é pessoal ... nos temos a OPORTUNIDADE! Usemos - na a nosso favor!!!
    Beijo para vc , Márcia , tb te amo, e beijos para todos! OBS: verificarei a porcentagem de diminuição de riscos (porque isto já foi comprovado em estudos), daí eu conto...é muito legal... Tatiana Pellegrini, aluna da sede da Vila Mariana

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcia, sou Cesar, seu novo aluno da Vila Mariana, começamos eu e minha esposa, Adriana no domingo passado.
    Na medida do possível estou dando uma bisbilhotada no blog. Especificamente essa matéria não chegou a me assustar. Os problemas ocasionados pela obesidade já são tão numerosos que quando fico sabendo de mais algum, nem ligo... rsrsrs
    Os que já conheço já são motivo suficiente pra eu "tomar vergonha na cara" e ter uma atitude no sentido de voltar a ter um peso saudável...
    Bjs,

    Cesar Vilarim

    ResponderExcluir