quarta-feira, 17 de março de 2010

"O Estresse e a obesidade"

Volto a falar sobre aspectos psicoquímicos do controle de peso e da relação entre estresse e ganho de peso. O raciocínio imediato é que o estresse gera ansiedade, que, por sua vez, faz as pessoas exagerarem na comida. De fato, a chamada compulsão alimentar muitas vezes ocorre em períodos de ansiedade. Porém, mesmo sem comer mais algumas pessoas podem ganhar peso. É que o organismo estressado fabrica uma substância chamada cortisol, que os leigos conhecem por cortisona. E o cortisol faz engordar, não só porque aumenta o apetite. Ele estimula a produção de células de gordura e as torna mais infladas, além de inibir a queima das que estavam estocadas.
Ocorre com freqüência que pessoas muito aflitas para emagrecer não conseguem fazê-lo justamente por causa da ansiedade. E é possível que uma das explicações para esse fenômeno seja a elevação dos níveis de cortisol. De qualquer maneira, a lição é esta: preocupese com o seu excesso de peso, mas tente não se estressar demais com ele.
Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor do livro Pontos para a Garotada, lançado por SAÚDE! Vá atrás do seu exemplar!



Fonte:http://saude.abril.com.br/edicoes/0277/corpo/conteudo_165023.shtml

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog márcia. Estou precisando perder 15 kg para voltar ao imc normal e vim aqui me inspirar. Vou precisar de exemplos bons como o teu para conseguir viver mais em paz comigo mesma..

    bjs

    ResponderExcluir