terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Mais gordura, mais dívidas..."

Um estudo alemão revela que entre os obesos há o dobro de pessoas endividadas na comparação com quem está no peso certo.
NELITO FERNANDES

Quanto mais o bolso aperta, mais o cinto afrouxa. Uma pesquisa da Universidade de Mainz, na Alemanha, constatou que dívidas engordam. Os pesquisadores ouviram 9 mil pessoas e concluíram que, entre os obesos, o número de endividados é mais do que o dobro que entre os que estão no peso ideal. Segundo a pesquisa, 25% dos obesos têm dívidas, contra 11% dos que estão em paz com a balança.

O principal motivo apontado pelos pesquisadores é o estresse. Os endividados ficam mais nervosos com sua situação e tendem a comer mais, para aliviar a tensão. "A atual crise econômica mundial vai produzir mais gente acima do peso", diz a coordenadora da pesquisa, Eva Münster, do instituto de Medicina Social da Universidade de Mainz. O estudo alemão sugere que o governo dê atenção especial aos endividados obesos porque eles correm mais riscos de desenvolver problemas de saúde. O trabalho ganhou o prêmio de excelência do ministério da Ciência alemão.

Algum piadista poderia dizer que os gordos gastam mais com a comida e, por isso, ficam mais endividados. Mas ocorre justamente o oposto. Segundo os pesquisadores, pessoas endividadas tendem a reduzir os gastos com alimentação e acabam preferindo alimentos pouco nutritivos e muito calóricos, como um sanduíche gorduroso num fast-food em vez de uma refeição equilibrada num restaurante. Münster adverte que a pesquisa não pretende – e nem pode – estigmatizar os gordos. "Não queremos dizer que gordo é endividado. O que a pesquisa mostra é que, entre os endividados, o número de pessoas acima do peso é maior do que a que estão dentro do peso. É apenas isso. Não é possível fazer qualquer relação de causa e efeito. A pesquisa é um retrato", diz.

Para o endocrinologista brasileiro Alberto Serfaty, a comida pode ser usada pelo endividados como válvula de escape. "Um bebê mama apenas durante cinco minutos. O resto do tempo ele fica lá buscando o aconchego da mãe", diz. "Levamos isso para a vida toda. A gente cresce, não tem onde mamar. Então o que resta para lembrar aquele reflexo do prazer oral? Comer, beber. É algo ancestral, isso vem com a gente".

Outro fator lembrado por Serfaty é puramente orgânico. Endividados ficam deprimidos com mais facilidade e procuram na comida neurotransmissores como serotonina e dopamina, que levantam o astral. Aí vem as compulsões por doces, cafés, chocolates e outros estimulantes, que aumentam o nível de serotonina e causam uma certa euforia. Quando o efeito acaba, a pessoa come mais. "Doces são baratos e mesmo quem tem dívidas pode comprar", afirma Münser. Para Serfaty quem está acima do peso cai num círculo vicioso. "A pessoa está estressada e engorda, depois fica mais estressada porque está gorda, come mais e engorda mais", diz. Outros buscam a euforia na chamada "comproterapia", comprando mais quando estão endividados, para logo em seguida ficarem mais estressados com as novas dívidas. Como quebrar essa tendência? Médicos recomendam um anti-estressante natural: exercícios físicos. Eles garantem um bom nível de serotonina, que provoca bem estar. De quebra, queimam calorias e diminuem nosso peso. Certamente, um círculo muito melhor para a saúde.

FONTE: Revista Época (Saúde & Bem- Estar) http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI89663-15257,00-MAIS+GORDURA+MAIS+DIVIDAS.html

3 comentários:

  1. Muita interessante essa matéria, Marcia! beijos para você de sua aluna que te admira cada dia mais!
    Lara - 4a feira

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Márcia,
    Pelo amor de Deus!! Além de gorda, endividada?? Pelo menos dessa estatística eu escapei... costumo administrar bem meu orçamento, mesmo em períodos difíceis (como agora que estou desempregada), e não tenho dívidas, graças a Deus!
    Assim como não acumulo dívidas, queria não acumular gordura, mas tenho fé de que chegarei ao meu peso ideal...
    Adorei a palestra dessa semana (assisto às quintas, na sede), afinal, o que engorda mesmo é a comida, o resto são desculpas de quem não quer mudar nada... (e olha que vacilei nas últimas semanas e tenho dado um monte de desculpas ultimamente... )
    Beijos...

    ResponderExcluir